domingo, outubro 16, 2005

Maldito Tempo

Maldito seja. O tempo é o maior pesadelo que já "inventaram", é constante, absoluto, imutável e perfeito. Não atrasa, não acelera, não pára. Não adianta pedir, não adianta mexer no relógio. É como aquele infeliz do colégio ou da faculdade que levanta a mão em todas as horas, que saber tudo. A diferença é que o tempo não erra nunca e não responde a xingamento. Quando você amaldiçoa o tempo, ele simplesmente continua no seu mesmo ritmo. Como aquele cara que quando você está vermelho de raiva, ele simplesmente continua o mesmo, sorrindo, calmo - e isso irrita muito.
Quem nunca quis que o tempo parasse? Quem nunca quis voltar no tempo? Quem nunca viu o tempo passar mais rápido do que suas emoções podiam acompanhar? Essa é a pior. Acertar o seu proprio ritmo com o tempo. E é tudo tão irônico e paradoxal, porque isso costuma acontecer quando estamos em uma fase feliz da vida e, quando nos damos conta, ela passou, esqueceu de dizer que ia embora. E você cai na real, você vê que perdeu aquela época. Você se arrepende, "poderia ter aproveitado mais", "poderia ter feito aquilo diferente". E esse sentimento de que passou simplesmente consome qualquer oportunidade de começar uma nova fase feliz. E acaba aí? Não, o tempo precisa passar pra você conseguir recomeçar. Maldito tempo, sempre quer tudo a seu tempo, sempre sem tempo quando precisamos de tempo, sempre precisamos de tempo quando não queremos tempo nenhum. Maldito tempo.
Apesar de tudo, não vale a pena tentar mudar o tempo. Como Einstein disse, "...o tempo existe para não ficarmos parados em uma mesma situação", ou algo parecido e com a mesma essência. Não vale a penar deixar o arrependimento nos consumir. Afinal, somos tudo o que somos nesse exato momento porque em algum outro momento passado fizemos algo errado ou algo certo. E o tempo foi passando, e isso tudo consolidou uma personalidade, uma característica sua. No final das contas, o tempo, maldito tempo, nos ajuda na medida em que o tempo passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo seu comentário.